ArtigosBlog

Precisa falar em público e não sabe como começar? Conheça os 3 pilares fundamentais para fazer uma apresentação de sucesso!

      Certa fez ouvi uma pessoa dizer que  “o ser humano é movido por desafios”. Será? Penso que somos motivados por desafios sim, melhor ainda se eles estiverem acompanhados de um motivo. Por isso,  é tão importante descobrir o propósito que nos motive a alcançar nossas metas e realizar os nossos sonhos.DESAFIO MONTANHA MULHER

      O sentido que damos à nossa vida, o que nos faz viver de maneira plena é isso que chamamos de propósito.

     Nesse artigo eu vou escrever sobre a importância de nós termos um propósito bem definido e como essa decisão pode afetar diretamente o modo como nos comunicamos com as pessoas, bem como as impressões que causamos à elas.  Por isso, vou descrever os 3 aspectos fundamentais para você se tornar um comunicador hábil capaz de conquistar seus ouvintes por meio de uma apresentação genuína, autêntica e de alta performance. 

“Acontece às vezes que uma flecha lançada ao acaso atinge o alvo que o arqueiro não queria; muitas vezes uma palavra pronunciada sem desígnio lisonjeia ou magoa um coração infeliz dividido entre o prazer e o medo.”

                                                                                                                                           (Walter Scott)

HOMEM ALVO

 1.Identifique o que você quer: saber o que se quer é um dos primeiros passos para alcançar uma meta, pois dessa maneira é possível identificar as prioridades, traçar os objetivos e estabelecer o plano de ação. Se você está confuso sobre o que realmente deseja, pode ser que nada do que você se propôs a fazer produza ao resultado que você esteja procurando.

“Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Carroll)

NA RUA ESCOLHENDO O CAMINHO

2. Defina a sua missão e estipule os objetivos que deseja alcançar: antes de traçarmos os objetivos de uma apresentação, penso que precisamos pensar em você que será o/a orador(a) e em como poderá expor suas ideias de modo que se sinta motivado(a) para isso. Nesse sentido, antes mesmo de estipular qual será o seu objetivo, é muito mais importante, na minha concepção, que você tenha bem clara qual a sua missão. Após defini-la ficará muito mais fácil estabelecer seus reais objetivos.

            Assim como em uma empresa, em que a missão é o sentido de sua existência, também ocorre em nossa vida pessoal. Nossa missão diz respeito aos nossos valores, nossas diretrizes, aquilo em que acreditamos, funcionando como uma espécie de bússola para nos orientar a respeito de nossos pensamentos, ideias, atitudes, postura e conduta perante as pessoas e a sociedade como um todo.

Conversando

          Sobre esse assunto, indico a leitura do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey que é um verdadeiro mestre no quesito de instruir as pessoas a como adquirir a plena eficácia tanto na vida profissional como na família, em prol de uma vida mais feliz e autor da frase abaixo com orientações a respeito de como podemos desenvolver nossa missão:

“A forma mais eficaz que conheço para começar com o objetivo em mente é desenvolver uma missão pessoal, filosofia ou credo. Ela se concentra naquilo que a pessoa deseja ser (caráter) e fazer (contribuições e conquistas), e nos valores ou princípios nos quais o ser e o fazer estão fundados.” (Stephen Covey)

            É preciso paciência, dedicação, fé e muita persistência para estabelecer e tornar clara qual é a sua missão, pois ela irá orientá-lo nos primeiros passos, como, por exemplo, definir seus objetivos e também seus comportamentos futuros.

         3. Tenha entusiasmo:pessoas entusiasmadas possuem uma missão, e isso motiva outras pessoas, pois costumamos procurar exemplos, referências que possam nos incentivar no dia a dia.Assim também ocorre com os palestrantes que possuem uma missão bem definida, eles fazem as pessoas a sua volta, sua equipe, amigos, familiares e ouvintes, se sentirem importantes- e isso é o que chamo de trabalhar com um propósito.

        Nesse artigo eu tratei sobre os 3 aspectos fundamentais para você se comunicar com muito mais eficácia com as pessoas e apresentar as suas ideias de uma maneira genuína, expressando-se e compartilhando seus conhecimentos de modo a inspirar e motivar a todos, pois nada mais motivador do que ouvir pessoas com um propósito nobre. Precisamos de mais pessoas assim, precisamos de pessoas que nos inspirem a sonhar e a realizar!

mulher-feliz-20132506-size-598

      E você, fá definiu a sua missão? Quem sabe a sua história seja exatamente o que as pessoas precisam conhecer para se inspirarem e sentirem-se motivadas para novas conquistas? Você já se deu conta disso?

     Muitas pessoas sentem vontade de compartilhar suas histórias, mas têm recedo de falar em público. Se você conhece uma pessoa assim, ou se esse é o seu caso venha participar do meu curso o Verbalize! Uma experiência única que irá mudar completamente a forma como você lida com a sua comunicação.

VERBALIZE COMPLETA REGISTRADA

      Venha aprender a compartilhar os seus conhecimentos e experiências e falar com mais segurança e entusiasmo! Olha o que você vai aprender no curso Verbalize! 

  • Organizar as suas ideias e apresentá-las de forma clara, objetiva e convincente;Tem novidade a caminho! Aguarde!
  • Causar uma boa impressão e com isso, promover positivamente a sua imagem com uma apresentação de alto impacto para conquistar, persuadir e encantar os seus ouvintes;
  • Conseguir motivação e força para realizar suas apresentações e falar com mais segurança
  • Vencer os medos de: expor as suas ideias diante de um grupo de pessoas, de não saber organizar a fala, dos julgamentos e das críticas negativas que possam surgir diante da exposição de um assunto;
  • Evitar que influencias externas estraguem o seu dia e muito mais!! 

       Clique aqui para saber mais sobre o curso Verbalize e faça a sua matrícula! As inscrições são limitadas.

Quero fazer esse curso! Garanta já a sua vaga. Dias 21 e 28 de outubro de 2017, das 8h15min às 17h. (incluso material didático, certificado e coffee break além de dicas e conteúdos exclusivos disponibilizados apenas para os inscritos)

Se esse assunto contribuiu de alguma maneira para você, poste o seu comentário!

Aproveite para me acompanhar nas redes sociais e saber as novidades e dicas sobre comunicação de alta performance. No facebook  www.facebook.com/vivianrauhcursos

Um forte abraço e ótima semana a todos!

Sobre Vivian Rauh