Blog

Mude a sua maneira de encarar o mundo em apenas 4 passos!

 

portrait of a female executive

No capítulo 2, do livro Sonho Grande da autoria de Cristiane Correa intitulado “Um surfista em Harvard” sobre o ingresso de Jorge Paulo Lemann em Harvard, o que segundo ele “foi uma decisão que mudaria para sempre o modo como ele enxergaria o mundo” é possível perceber como a mudança é uma decisão e que o sucesso é resultado de pelo menos, quatro comportamentos específicos:

  1. Foco: em Harvard Lemann aprendeu que para terminar suas atividades no prazo estipulado era necessário reduzir tudo ao que é essencial.
  2. Sonhar grande: o empresário é conhecido por sua celebre frase “Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho que ter um sonho pequeno”
  3. Escolher pessoas: Lá ele estava em meio a pessoas que tinham como objetivo a excelência e isso o influenciou bastante de forma positiva.
  4. Simplicidade: aprendeu que o simples é melhor do que o complicado.

E como podemos aproveitar a experiência de Jorge Paulo Lemann no nosso dia a dia?

Ao estabelecermos um objetivo, defini-lo e torná-lo claro, nesse caso escrever e colocar em um local para a sua visualização vai lhe auxiliar a manter o foco. Quanto ao segundo item, nada mais motivador do que o provérbio Chinês “Uma caminhada de mil léguas começa sempre com o primeiro passo.” Se o sonho é grande, planeje passo a passo com disciplina, força de vontade e determinação. Para tanto, nada melhor do que ter ao seu lado as pessoas certas para lhe auxiliar com bons exemplos, conselhos úteis, críticas realmente construtivas e uma boa dose de motivação.

Quanto à simplicidade, a minha dica é analisar algo bastante comum, porém nem sempre óbvio: caso você esteja dedicando muito tempo explicando a sua ideia/projeto, pode ser que haja algo errado! Cuidado, pois pensamentos muito complexos podem gerar uma série de interpretações, que às vezes, pode não corresponder ao feedback esperado por você. Comunique-se de forma mais sucinta, simples e objetiva, para que facilmente seu público possa entender e quiçá compartilhar a sua ideia!

Frase da semana? “Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado. Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado.” Jamos Baldwin.

E você, curta e comente a sua história de mudança! Aproveite também para compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais!

Um forte abraço, Vivian Rauh

Sobre Vivian Rauh