ArtigosBlog

Gentileza gera gentileza?Mito ou verdade?

     Demonstre interesse genuíno pelas pessoas, estabelecendo vínculos e interagindo com o seu público, deixando-o participar. As pessoas gostam de se sentir importantes, e quando você faz com que elas se sintam satisfeitas, respeitadas, valorizadas e compreendidas, elas retribuem com uma atitude positiva em relação a você. Se “tudo que vai, volta”, certamente aquilo que estamos entregando em um dado momento poderá retornar para nós a qualquer instante.

     Isso me lembra de um fato que aconteceu comigo. Sou apaixonada por histórias de superação e pelos exemplos de pessoas que ultrapassaram suas dificuldades. Essas histórias são ótimas para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Também gosto de comentar sobre elas em cursos, aulas e palestras e, de um modo geral, elas acabam motivando os ouvintes. Foi então que, certa vez, um aluno fez a seguinte pergunta: “Vivian, o que devemos fazer quando estivermos chateados, com problemas, e precisarmos enfrentar o público?” Eu respondi que é fundamental respirar fundo, tentar colocar um sorriso no rosto e “ir com tudo!”

MULHER SHOW

     Eis que em uma noite, tempos depois, era eu que estava chateada. Foi justamente quando encontrei com um casal de alunos que logo me perguntou se estava tudo bem comigo. Eu disse que estava bem, só um pouco chateada, e disse que iria ministrar uma aula naquele momento. E qual foi a minha surpresa? Os alunos me disseram a seguinte frase: “vai com tudo, Vivian! Não foi isso que você ensinou para a gente?” E foi assim, com o meu coração repleto de entusiasmo e meus olhos brilhando de emoção, que entrei em sala de aula “com tudo”, e confesso que foi uma aula de pura emoção!

     Saiba encantar seus ouvintes com gentileza e simpatia, faça perguntas e use exemplos atuais para comentar o tema proposto, criando um clima harmonioso, próspero e descontraído. Transmita a sua mensagem com entusiasmo, pois a energia das pessoas muda quando elas sentem que existe emoção na sua fala. O retorno delas com relação ao que estão ouvindo e observando é parte de um impulso irresistível de retribuir a mensagem que você está compartilhando.

PARTICIPANTES FELIZES

     O contrário também pode acontecer. Se você agir com pouco caso, sem manter contato com seus ouvintes, parecendo indiferente ou não prestando atenção às pessoas, poderá acabar sendo taxado de antipático e tratado da mesma forma como os está tratando.

     ENTEDIADA

Tome cuidado para não agir como se fosse mais inteligente e qualificado do que sua plateia, pois vai acabar fazendo com que algumas pessoas se sintam inferiorizadas e, com isso, gerar sentimentos negativos como raiva, frustração, mágoa e até mesmo inveja.

sair-bem-reuniao-chata-1000px

Portanto, para as pessoas gostarem de você e da sua apresentação, lembre-se de despertar bons sentimentos nelas, fazendo com que elas se sintam bem, respeitadas e mais importantes do que você.

como-fazer-uma-reunião-produtiva

      No post de hoje abordei sobre a importância de demonstrar interesse genuíno pelas pessoas e de como gentileza gera gentileza. Pode acreditar! Portanto, procure ser gentil e generoso com as pessoas fazendo-as se sentirem motivadas, confiantes e importantes. Ao motivar as pessoas você gera motivação para si mesmo, pois tudo o que vai, tende a voltar e essa é a Lei do Retorno. Por isso, gosto muito do Provérbio Chinês abaixo:

      “Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas.” 

MAOS ROSAS

Se você quiser saber mais sobre como fazer uma apresentação para convencer, persuadir e conquistar o coração dos seus ouvintes, em outubro vou lançar o Verbalize®, um curso inovador voltado para quem deseja aprender na prática como falar em público com mais segurança, autoestima e convicção.

 

VERBALIZE COMPLETA REGISTRADA

Clique aqui e faça a sua matrícula no Verbalize!

Curta a minha fan page no Facebook: www.facebook.com/vivianrauhcursos e siga-me no instagram www.instagram.com/vivianrauh , em breve aqui no meu site www.vivianrauh.com.br estarei com muito mais novidades para vocês. Aguardem!

E, se esse assunto contribuiu de algum modo para você, por favor poste o seu comentário, crítica ou sugestão!

Um forte abraço e ótima semana!

Vivian Rauh

 

Sobre Vivian Rauh