ArtigosBlog

Em 2020, um terço das suas habilidades atuais será inútil. Qual o impacto disso na sua vida?

images Neste artigo, vou abordar a competência essencial para você se atualizar às novas exigências de um futuro que está batendo à porta.

Tema de capa da revista Você S/A (edição de Junho de 2017), a matéria escrita por Bárbara Nór, baseada no relatório da pesquisa desenvolvido pela Manpower Group com 18.000 empresas de 43 países e com os dados do Fórum Econômico Mundial, teve como objetivo identificar os desafios das empresas em curto prazo. O resultado foi que daqui a três anos, um terço de nossas aptidões serão desnecessárias.

De acordo com essa pesquisa, o motivo pelo qual as habilidades consideradas imprescindíveis hoje se tornarão obsoletas daqui a poucos anos é o avanço tecnológico que está impactando diretamente as demandas de mercado e, consequentemente, o perfil das profissões.

Pode ser que você se encaixe nesse quadro de risco ou que a sua área de atuação esteja em declínio, a caminho da extinção. Por isso, é importante que você preste atenção, caso queira desenvolver a competência que irá preparar você para conquistar todas as outras.

avoid- eye

Para muitos leitores, essa notícia soou como um “soco no estômago”, socogerando ansiedade e preocupação. Se você está se sentindo assim, procure ficar tranqüilo e se animar, pois nesse artigo você vai aprender de forma simples e bem objetiva a competência fundamental para suprir essas novas necessidades e como usá-la a seu favor.

Você pode usar o mesmo modelo que vou lhe apresentar e descobrir exatamente como fazer, basta seguir as dicas.

Então, continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • Qual a competência essencial para conquistar todas as outras?
  • Como usar a comunicação como diferencial estratégico?

Qual a competência essencial para conquistar todas as outras?

Essa é a pergunta que meus alunos e clientes costumam fazer, e a resposta é: a habilidade de aprender, ou seja, a busca contínua por conhecimento, atualização e aperfeiçoamento.

Você deve estar se perguntando: é possível desenvolver habilidade para aprender? Como?CURIOSA

Preste bastante atenção nestas “sacadas”…

  • Crie o hábito de estudar pelo menos 60 minutos por dia.
  • Use a internet para estudar: há muitos e-books e artigos em PDF que podem ser baixados gratuitamente, assim como cursos online.
  • Procure mentores, pessoas com experiência no assunto para lhe dar dicas.
  • Otimize seu networking pessoas cujos interesses e objetivos sejam comuns aos seus.
  • Participe de grupos específicos de sua área de interesse nas redes sociais,ESTUDANDO EQUIPE

Importante! Esteja aberto para aprender e entender a mudança como um processo contínuo.

Mas de que adianta adquirir conhecimento sem praticá-lo, guardando-o só para si? Compartilhe o que você aprende, comunicando-se de forma eficaz. Esse é um excelente diferencial estratégico para o atual contexto e, sem dúvida, será imprescindível para o futuro.

Um exemplo de quem conseguiu se adaptar a essa nova realidade foi a arquiteta Andréa Paiva, um dos cases de sucesso destacados na revista Você S/A, citada anteriormente. Essa sim soube aproveitar de forma inteligente suas competências! Continue lendo esse artigo para saber o porquê.

Dizem que “sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”… Convidada para auxiliar um professor a estruturar uma palestra, a arquiteta não titubeou.  Reuniu a coragem à determinação e estudou a fundo o tema, assim como identificou a melhor forma de compartilhá-lo para um público executivo. Consta na reportagem que, por conta do seu excelente desempenho, seu professor a convidou para escrever um capítulo de um livro.

“A experiência começa de maneira indireta na teoria e se consagra na prática.” (Juahrez Alves)

E você, sabe usar a comunicação a seu favor? Deseja aprender?

Como usar a comunicação como diferencial estratégico?prezi

  • Desbloqueie a sua mente e esteja aberto para aprender a se comunicar de várias maneiras além das quais você já conhece ou costuma utilizar.
  • Pratique a audição empática, escutando com atenção e se colocando no lugar do outro. Aprenda com ele também.
  • Experimente a mudança, vá ousando aos poucos. Se, por exemplo, você escreve bem e tem facilidade nessa atividade, procure ler seu texto em voz alta para dois ou três amigos.
  • Pratique a oratória: essa é uma habilidade para quem deseja compartilhar seu conhecimento e experiências, sendo reconhecido publicamente por isso.

Se o futuro está próximo, então prepare-se pare ele. Pois, se você não buscar o aperfeiçoamento e não se atualizar com novas habilidades, correrá sérios riscos de se tornar obsoleto.

Todos nós temos a oportunidade de abrir nossas mentes e corações para o que há de novo e de adaptar nossas competências, assim como aprender novas exigências para um amanhã repleto de novidades.Elders

Quer saber como você pode começar a se preparar para essa habilidade essencial?

A primeira dica que você precisa saber é: prepare-se para a mudança. Leia, estude, converse com quem poderá lhe ajudar a aprender sobre uma nova habilidade que será fundamental ao exercício da sua profissão.

FELIZ 2

A segunda dica é sobre a prática. Lembre-se de praticar o que aprendeu com a teoria, e nada melhor do que compartilhar seus conhecimentos utilizando a comunicação de modo eficaz. Quem sabe pode ser esse o assunto de uma reunião, palestra, trabalho de conclusão de curso ou de um novo sonho que irá se realizar no futuro?

Nesse artigo, a notícia de que em 2020 algumas habilidades de hoje se tornarão obsoletas foi o estopim para escrever sobre a aptidão considerada essencial para desenvolver outras fundamentais para o futuro, que é a habilidade de aprender.

Entretanto, de nada adianta o conhecimento se não for posto em prática e nem compartilhado. Por isso, o uso da comunicação de modo eficaz torna-se fundamental a esse processo contínuo de mudança.

pessoas bonitas no trabalho

Agora que você já sabe qual é a habilidade que capaz de desenvolver todas as outras e como usar a comunicação de modo eficaz para expandir ainda mais seus conhecimentos, eu preparei um material exclusivo com mais dicas sobre como aplicar no dia a dia o que você leu nesse artigo.

Tudo o que você precisa fazer é clicar (aqui)  e fazer o seu cadastro para receber o PDF grátis!

Quer aprender a se comunicar melhor e impressionar as pessoas com uma comunicação de Alta Performance? Dias 21 e 28 de outubro vou lançar o Verbalize! Um curso presencial de Oratória, Mindset e Comunicação de Alta Performance. Clique aqui para saber mais.

VERBALIZE COMPLETA REGISTRADA

 

Sobre Vivian Rauh